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Evolução dos controles do Playstation: Veja os 10 controles do console da Sony

Parece que a Sony esta querendo revolucionar o mercado em se tratando de controles para video games. Mas enquanto não chega, vamos mostrar os 10 controles que a empresa já criou para o Playstation

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Evolução dos controles do Playstation: Veja os 10 controles do console da Sony

Com o lançamento do Playstation 5 a Sony está deixando para trás o nome DualShock por enquanto e está enfatizando os gatilhos adaptáveis ​​e o feedback tátil embutido no novo controle , que têm como objetivo traduzir elementos do jogo para sentimentos do mundo real que o jogador experimentará. Esse novo foco na sensação faz sentido, dadas as vitórias táteis da Sony durante a era PS4.

Você se lembra de todos os controles que foram criados pela Sony para o Playstation? Fizemos uma lista com 10 controles para você:

 

Playstation Classic

Controle Versão Classic - (Imagem cortesia da Wikipedia / Evan-Amos)

Controle Versão Classic – (Imagem cortesia da Wikipedia / Evan-Amos)

O controle do PlayStation foi lançado ao lado do PlayStation original em 1994 e foi inspirado no controle do Super Nintendo. Teiyu Goto, criador do controle original do PlayStation, respeitava o sucesso do mais recente console da Nintendo e não queria que esse novo controle fosse uma “partida radical”.

“O Super NES foi um grande sucesso na época e, naturalmente, queríamos que os jogadores do SNES atualizassem para o nosso sistema”, disse Goto. “É por isso que o departamento de gerenciamento não quer que o controlador seja uma partida radical – eles disseram que tinha que ser um tipo padrão de design, ou que os jogadores não aceitariam”. Embora a Sony quisesse trazer as ideias do controle do SNES, ela inovou em algumas áreas, como o segundo par de botões no topo do controle que ajudariam a navegar nos mundos 3D. Como os jogadores tiveram que mudar suas mãos dos botões L1 + R1 para os botões L2 + R2, a Sony também decidiu adicionar as alças do controle ao controlador para facilitar a transição. Os botões do controle do PlayStation deveriam representar quais ações eles representavam.

De acordo com Goto, a cruz azul (ou X?) E o círculo vermelho representavam “sim” e “não”, o triângulo era o ponto de vista e o quadrado era semelhante a um pedaço de papel que informava aos jogadores esse botão foi para menus. Este controlador PlayStation original retornaria no console PlayStation Classic.

 

Comando Analógico Dual PlayStation

Controle Dual Analogic (Imagem cortesia da Wikipedia / Bollinger) 

Controle Dual Analogic (Imagem cortesia da Wikipedia / Bollinger)

O controle analógico duplo da PlayStation foi um antecessor do DualShock e introduziu os dois direcionais analógicos pela primeira vez. Foi lançado no Japão em 1997 e incluía um recurso de estrondo que seria inicialmente retirado das versões norte-americana e européia. “Avaliamos todos os recursos e decidimos, por razões de fabricação, que o mais importante para os jogadores era o recurso analógico”, disse um porta-voz da Sony em relação à sua remoção, o que não importaria muito, pois o DualShock o adicionaria de volta e substituiria este controle no ano seguinte. Os direcionais duplos do controle da Dual Analog também possuíam ranhuras embutidas, enquanto o DualShock adotava garras de borracha texturizadas com um direcional mais voltado para fora.

 

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Controle DualShock

DualShock (Imagem cortesia da Amazon)

DualShock (Imagem cortesia da Amazon)

O DualShock substituiu o controle Dual Analog da PlayStation em 1997 no Japão e na América do Norte e em outros lugares em 1998. O DualShock exibia um recurso de vibração e seu nome foi derivado dos dois motores de vibração que estavam alojados dentro das alças do controlador. Em 1999, o Ape Escape foi o primeiro jogo que exigiu o uso do DualShock. O PlayStation 2 seria lançado em 2000, e o DualShock original seria compatível com a maioria dos jogos, exceto aqueles que precisavam dos botões analógicos do DualShock 2.

 

DualShock 2

DualShock 2 - (Imagem cortesia da Wikipedia / Evan-Amos)

DualShock 2 – (Imagem cortesia da Wikipedia / Evan-Amos)

O DualShock 2 foi lançado juntamente com o PlayStation 2 em 2000 e foi semelhante à barra DualShock original, com algumas mudanças, um conector mais quadrado e botões analógicos sensíveis à pressão. Aqueles que não amam a cor preta padrão do DualShock 2 também podem comprar várias outras cores, como prata acetinada, branco cerâmico, cinza ardósia, azul oceano e muito mais. O DualShock 2 poderia ser usado no PlayStation original e funcionaria no PlayStation 3 com acessórios de terceiros, embora certos jogos que usassem a funcionalidade Sixaxis nem sempre funcionassem corretamente.

 

Sixaxis

Sixaxis

Sixaxis

O Sixaxis foi incluído no PlayStation 3 quando foi lançado em 2006. Foi o primeiro controle sem fio oficial da Sony e foi capaz de detectar movimento com “seis graus de liberdade”, mas não tinha um recurso de vibração. Jogos como Warhawk e Lair foram projetados em torno do Sixaxis, que era um controlador muito mais leve devido à falta de ruído. O DualShock 3 foi lançado com o PlayStation 3, mas um processo em 2004 pela Immersion fez com que a Sony removesse os recursos de rumble enquanto estava no processo de apelação e acompanhe esta versão por um curto período de tempo. A Immersion processou a Sony e a Microsoft por violação de patente referente à funcionalidade rumble. A Microsoft acabou se estabelecendo, mas a Sony decidiu continuar a luta no tribunal. A Sony acabou perdendo e o veredicto teria que a Sony pagar US $ 90. 7 milhões para Immersion e interromper as vendas dos controladores em questão.

A Sony recorreu imediatamente, o que significava que poderia continuar vendendo os controladores durante o processo, mas perdeu. Em 2007, a Sony e a Immersion concordaram em encerrar o litígio e trabalhariam juntas para “explorar a inclusão da tecnologia de imersão nos produtos no formato PlayStation”.

 

DualShock 3

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Em 2007, um ano após o lançamento do PlayStation 3 e do controle Sixaxis, a Sony anunciou o DualShock 3 no Tokyo Game Show. Acabaria substituindo o Sixaxis e finalmente traria de volta o muito solicitado feedback háptico. Além disso, o DualShock 3 não era muito diferente do Sixaxis, apesar de pesar cerca de 40% a mais por causa dos novos motores de vibração. O Sixaxis seria descontinuado em 2008, tornando o DualShock 3 o controle padrão do PlayStation 3.

 

 

PlayStation Move

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Os controles do PlayStation Move foram originalmente lançados em 2009 para uso com o PlayStation 3 e estavam disponíveis durante o renascimento do movimento, que também contou com o Nintendo Wii Remote e o Microsoft Kinect. O controle PlayStation Move (ou varinha) tinha sensores inerciais que podiam detectar movimento e uma grande esfera no topo que podia mudar de cor e era usado para rastreamento pelo PlayStation Eye ou PlayStation Camera. Em nossa análise do PlayStation Move, dissemos que “tinha o potencial de ser o melhor sistema de controle de movimento na atual safra de consoles; mas, infelizmente, os jogos oferecidos no momento simplesmente não fazem justiça à tecnologia”. Após o lançamento, o suporte ao Move foi incluído em grandes títulos como Killzone 3, Dead Space: Extraction, Gran Turismo 5 e muito mais. Muitos deles utilizaram vários outros acessórios, como o controle de navegação que adicionaria outro controle analógico, o PlayStation Move Sharp Shooter, que era um controle de armas com um slot para o Move e o PlayStation Move Racing Wheel. O PlayStation Move Wand continuaria a trabalhar com o PlayStation 4 e voltou super forte como uma opção de controle para o PlayStation VR.

 

DualShock 4

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O DualShock 4 foi lançado ao lado do PlayStation 4 em 2013 e apresentava não apenas um touchpad frontal capacitivo e detecção de movimento, mas também uma barra de luz na parte superior do controle que podia iluminar em muitas cores diferentes. A barra de luz, enquanto piscava em vermelho e azul quando os policiais estavam perseguindo você no GTA V ou imitava o rastreador de movimento da Alien Isolation, também foi projetada com o PlayStation VR em mente. Isso causou problemas antes do lançamento do fone de ouvido VR da PlayStation, porque ninguém realmente entendeu por que essa barra de luz era necessária e a Sony ainda não estava disposta a revelar todos os seus segredos.

“A luz de rastreamento … foi nosso departamento que disse que precisamos disso”, disse o designer sênior da SCEE, Jed Ashforth. “Foi para rastrear por VR, e quando todas essas coisas foram lançadas há seis meses e todo mundo estava ‘refletindo na minha TV’, nós estávamos ‘oh não’ porque não podíamos contar a ninguém para que era. ” Os botões START e SELECT vistos em todos os controladores PlayStation anteriores foram substituídos pelos botões OPTIONS e SHARE, respectivamente.

O botão SHARE permite que os jogadores enviem capturas de tela, vídeos e muito mais rápido. Os joysticks duplos foram ajustados e, como o controlador Dual Analog, possuem ranhuras embutidas. Os botões L2 e R2 eram mais curvos e virados para fora do que o estilo do Dualshock 3. Na época em que o PlayStation 4 Pro foi lançado em 2016, a Sony lançou uma versão atualizada do DualShock 4 que permitia a reprodução enquanto conectado a um cabo USB.

 

DualSense

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O controle do PlayStation 5 foi revelado e é chamado de DualSense. Diz-se que “traz uma sensação de toque à jogabilidade do PS5” e manterá muitos dos recursos do DualShock 4, além de adicionar novas funcionalidades e um design refinado. O DualSense terá feedback tátil muito mais avançado e gatilhos adaptáveis ​​para os botões L2 e R2. O feedback tátil adicionará “uma variedade de sensações poderosas que você sentirá quando tocar, como a lenta dureza de dirigir um carro na lama”. Os gatilhos adaptativos, enquanto isso, ajudarão você a “sentir a tensão de suas ações, como quando desenha um arco para disparar uma flecha”. Além disso, o botão SHARE do DualShock 4 será substituído pelo botão CREATE, embora a Sony não esteja pronta para detalhar completamente o significado dessa alteração. O DualSense também possui um design em dois tons, diferente dos controladores anteriores. A barra de luz também será encontrada em ambos os lados do touchpad.

 

Menção Honrosa: O Boomerang

Controle Boomerang

Controle Boomerang

Embora o controle “Boomerang” do PlayStation 3 nunca tenha sido lançado, surpreendeu o mundo com seu design radical que parece um bumerangue. Foi mostrado na E3 2005 durante a revelação do PlayStation 3, mas, curiosamente, não foi destacado ou focado durante a apresentação principal. Estava simplesmente exporto em vitrines no salão do show. O Sixaxis iria substituir esse design selvagem, mas a Lenda do Bumerangue continuaria viva por muitos anos. A Sony finalmente comentou sobre o controle, dizendo que era um modelo que queria ter pronto para a revelação do PS3. Após sua primeira exibição, a equipe de design levou a sério o feedback e decidiu seguir com o controlador DualShock, muito mais familiar.

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Igor Luiz é Fundador e o Content Manager do Gadz Tech. Profissional na área de criação de sites, marketing digital e trabalha na publicação de notícias do site. Email de contato: contato@gadz.com.br

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Netflix anuncia anime baseado no jogo Dota; veja trailer

Netflix e Valve anunciam o novo anime do jogo Dota. Data de lançamento é para Março de 2021.

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A animação foi desenvolvida pela Valve, produtora do jogo, em parceria com a Netflix.

Um dos esportes eletrônicos mais populares do mundo, Dota terá agora uma versão na telinha. DOTA: Dragon’s Blood, um anime (animação japonesa) baseado no universo do jogo será lançado no dia 25 de março na plataforma de streaming Netflix.

O anúncio pegou a comunidade de surpresa na noite desta terça-feira. A animação, feita pela Valve em parceria com a Netflix, promete “explorar o universo de Dota como você nunca viu antes”. Confira o trailer:

Conhecido por ser uma espécie de mensageiro da Valve no Dota 2, Wykrhm Reddy afirmou que o anime se trata de Dragon Knight e Mirana, dois heróis do jogo, enfrentando “demônios e deuses com aliados inesperados” e que “heróis novos e antigos ganharão vida”. Novos trailers são esperados para os dias 19 de fevereiro e 2 de março.

Uma seção especial sobre o anime também está disponível dentro do jogo e a Valve prometeu dar mais detalhes sobre o anime durante as próximas semanas.

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Fortnite: Agora recebe novo traje do Predador com habilidade de ficar invisível

Um dos personagens mais icônicos dos filmes dos anos 90, vai entrar agora no Fortnite. O famoso Predador terá seu traje jogável dentro do game.

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Fortnite: Agora recebe novo traje do Predador com habilidade de ficar invisível

Para todos aqueles que comprarem o atual Passe de Batalha de Fortnite, já terá acesso a possibilidade de conseguir o traje do Predador, famoso personagem dos cinemas, que está disponível em missões especiais.

Não só isso mas em breve, o jogo também pode ter os trajes inspirados em Lara Croft, de Tomb Raider, e o Exterminador do Futuro.

Recompensas do Passe de Batalha

Fortnite: Agora recebe novo traje do Predador com habilidade de ficar invisível

Nova Skin do Predador

 

O Predador é apenas uma das várias possíveis recompensas desse passe. Também é possivel resgatar ainda sprays, uma picareta em forma de garra manual, emotes e um adorno para as costas.

Se tiver interesse em colocar suas mãos nesse traje incrível, como de costume, será preciso elimina-lo em primeiro lugar. Ele é um chefe dentro do jogo, controlado pelo computador, e fica vagando dentro da Fortaleza Furtiva, ao norte do mapa de Fortnite. Quando derrotá-lo o jogador pode resgatar sua aparência.

Também é possível receber um item especial para ser usado apenas naquela rodada: um dispositivo de furtividade, que te deixa invisível por algum tempo, com recargas constantes.

Futuros Personagens

Existem rumores de que outros personagens também devem chegar em Fortnite no formato de trajes. Lara Croft e o Exterminador do futuro são uma das possibilidades.

Tudo por conta do usuário do Twitter Mang0e_, muito conhecido por vazar informações de Fortnite. Segundo esse usuário, o código do game denuncia que uma personagem feminina será lançada em breve.

Outra possibilidade levantada pelos fãs é que o Exterminador do Futuro seja lançado no game, por conta de armas do personagem que foram adicionadas através de atualizações recentes.

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Free Firee: Novo evento do One-Punch Man traz skins e varias novidades

Um novo crossover que chama bastante atenção dos Fãs da série e que são jogadores de Free Fire, possibilita que você jogue na pele de Saitama, o famoso herói dos quadrinhos,

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Para todos os fãs de Free Fire e que curtem os animes, pode se alegrar com o novo evento que foi anunciado para esse Battle Royale.

A partir de hoje (10/01) o jogo recebe o evento temático de One-Punch Man, no qual os jogadores terão acesso gratuito a uma diversidade de itens inspirados na série de webcomic, como skins de personagens, armas, mochila e emote.

Até o momento não temos uma confirmação da duração desse evento criado pela Garena, mas é importante ressaltar que esse Battle Royale está disponível para download em dispositivos Android e iPhone (iOS), e no PC (através de emulador).

Um Crossover inesperado

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Aqui esta uma das skins do Genos que podem ser adquiridas no game.

Este é o primeiro crossover do Free Fire nesse ano de 2021. Para quem ainda não conhece, One-Punch Man é uma franquia japonesa de mangas e um anime com 2 temporadas, publicada desde 2009 que conta a história de Saitama, um super-herói que pode derrotar qualquer inimigo com um soco.

Nesse evento temático, os jogadores poderão coletar vários itens baseados nesta produção, desde skins de personagens Saitama e Geno, mochila dos Vilões, parede de gel Gloo Wall, bem como um emote “Eu sou o Saitama”.

Se fiNo evento temático, os jogadores poderão coletar uma variedade de itens baseados na série japonesa, como as skins de personagens Saitama e Geno, mochila Vilões, parede de gel Gloo Wall, bem como um emote “Eu sou o Saitama”.

Fonte: Techtudo

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