Games

Nintendo anuncia grandes mudanças para consumidores no Brasil

Colunista

Publicado a

em

A chegada do Nintendo Switch ao mercado revitalizou a confiança do público sobre a Nintendo, gigante japonesa que sofria com um dos piores fracassos de vendas de sua história, o Nintendo Wii U. O Switch, console híbrido que liga-se à televisão e, em um instante, se torna um portátil, junto de seu irmão mais novo, o Switch Lite, já totaliza mais de 70 milhões de unidades movidas.

Mas enquanto o mundo desfrutava do sucesso desses lançamentos, no Brasil, ainda sofríamos com a desconfiança da empresa, que havia se removido do mercado nacional citando a pirataria e os impostos como principais empecilhos. De lá pra cá, com o Nintendo 3DS, a Nintendo testou o mercado brasileiro, e nesse ano, vimos finalmente o lançamento oficial do Nintendo Switch ao Brasil.

As vendas através de lojas parceiras pelo site da Nintendo já não é uma novidade, mas os consumidores rapidamente notaram diversos problemas: Falta de suporte técnico, uma loja eShop limitada com poucos jogos e inacessível sem um computador, e o console sequer possuía tradução para o Português Brasileiro. Agora, tudo isso está para mudar, e os consumidores brasileiros finalmente serão tratados como merecem. Confira as novidades.

eShop Brasileira receberá uma grande atualização

 

 

Através de uma divulgação oficial nos perfis da empresa, a Nintendo confirmou que a partir do dia 08/12, às 21:00, a eShop Brasileira será completamente repaginada, recebendo o catálogo completo com mais de 800 títulos. Além disso, a loja será acessível através do próprio Switch, ao contrário da versão atual que só pode ser acessada no computador. Todavia, os preços ainda não são condizentes com os concorrentes, e uma forma de remediar o problema é usar uma VPN e alterar a região do console antes de fazer uma compra, aproveitando preços menores em outros países.
Embora os jogos da própria Nintendo estejam com preços elevados, desenvolvedores indie já optaram por praticar “preços proporcionais”, onde ao invés do valor cobrado ser uma conversão direta do dólar, o valor é proporcional ao poder aquisitivo médio do Brasil. Com isso, títulos extremamente valiosos como o Hollow Knight estão disponíveis hoje por valores bastante acessíveis, abaixo dos 30 reais.

 

Atualização 11.0 do sistema traz novidades

Lançada no dia 02/12, a nova atualização do sistema do Nintendo Switch inclui uma série de novidades, e dentre elas, a mais relevante para os brasileiros é o suporte completo ao Português Brasileiro para o sistema e alguns jogos. Para isso, basta atualizar o console e navegar para os ajustes, selecionar a região “Américas” e o idioma “Português”.
O aplicativo Nintendo Switch Online também está disponível, em português, na loja Google Play para Android e App Store para iPhone. O app permite que alguns jogos tenham recursos adicionais, por exemplo, é possível comprar itens para o Splatoon 2 através do aplicativo. Além disso, o aplicativo é a solução para chamadas por voz oficial da Nintendo para jogatinas online.

 

Suporte técnico oficial e defeito de drift

Uma das principais vantagens para os consumidores da presença oficial de uma marca no Brasil é o suporte técnico. O Nintendo Switch, em especial, apresenta frequentemente um defeito nos controles conhecido como “drift” que impede a jogatina por criar movimentos fantasmas nos analógicos.

Em parceria com a empresa Deal4b, a Nintendo oferece reparos e suporte técnico ao Switch em todo o território nacional, através de um código para que o console seja enviado gratuitamente via Correios até a central técnica. Para quem possui o defeito de drift nos analógicos, o reparo é grátis até mesmo após o término do período de garantia.

As soluções caseiras para o drift, como a aplicação de limpa contatos em spray, ou permitir que um terceiro abra o console, não são recomendadas pois invalidam o direito ao uso da garantia e garantia extendida, ao menos oficialmente.

 

Modelos disponíveis

Por fim, é importante conhecer os modelos de Switch vendidos no Brasil. O recém chegado Switch Lite é a versão mais barata e acessível do console, disponível em três cores, menor e mais leve, porém, incapaz de se conectar à televisão – o console é exclusivamente portátil, tendo a vantagem de ser mais portátil e leve, mas a desvantagem de não poder ser conectado ao dock e não ser uma boa alternativa para jogos multiplayer.

Já a versão clássica do Switch, que acompanha os controles Joy-Con e o dock para conexão na TV, possui também dois modelos. A versão original, com código de série HAC-001 possui duração de bateria de 3 até 5 horas de uso, e produz mais calor. Já a versão renovada é absolutamente idêntica, mas com código de série HAC-001(001) contando com processador remodelado para maior eficiência, o resultado é uma duração de bateria muito maior, entre 5 e 8 horas de uso.

E aí, planeja comprar o Nintendo Switch? Já possui um? A promessa de um console que pode funcionar tanto como portátil como centro de entretenimento para a TV é uma ótima alternativa para evitar o gasto em dois aparelhos distintos, e carregar consigo toda a sua biblioteca de jogos, e para armazenar tudo isso, saiba como escolher um cartão MicroSD para o Nintendo Switch.

Clique para comentar

Mais lidas +

Gadz © 2017 - E-mail para contato: contato@gadz.com.br

Sair da versão mobile